6 de nov. de 2012

DIANTE DA VIDA

A Natureza está a todo momento nos falando de beleza, de harmonia, de inteligência, da presença de Deus. A mais expressiva mensagem que a Natureza insiste em revelar ao homem a existência de Deus está na beleza das  flores, nas deslumbrantes  combinações artísticas de suas cores e de suas formas, mostrando que acaso não existe.

O homem comum, entretanto, ainda no estágio evolutivo dos sentidos, surdo às mensagens da Natureza,  banaliza tanta beleza e tanta inteligência. É como diz Victor Hugo: “É triste pensar que a Natureza fala e o gênero humano não ouve”

Esforcemo-nos para compreender a mensagem que ela nos envia, meditando sobre os textos de Pietro Ubaldi.

Quem realmente sente DEUS, O vê e encontra por toda parte, mesmo no contingente cotidiano. Mas não basta dizer isto. É preciso aprender a perceber esta presença, a compreender o Seu pensamento e seguir o caminho marcado pela Sua vontade. A LEI diz: Utiliza-te do tempo se não queres que o tempo te inutilize.

Evite que tuas horas transcorram em vão, enchendo-as com uma atividade que te comunique, a cada instante, a alegria de te sentires permanentemente superado por ti mesmo. Nisso consiste o segredo dos que lograram transcender os estreitos limites do tempo para se sentirem partícipes do Eterno..

Sê forte, para venceres na luta da vida. Mas, nunca te esqueças de que, para venceres verdadeiramente, muitas vezes terás de deixar que te vençam. Não há maior heroísmo, do que saber suportar o peso da derrota.

Não alimentes o propósito de superar o teu semelhante em coisa alguma. É essa uma inferioridade que te ensina que é a ti mesmo e não a outrem, que te importa superar.

Persuade-te de que só há um triunfo digno de teu esforço : é o triunfo sobre ti mesmo.

Trata a todos com igual solicitude e não desdenhes de teu próximo, porque ele te pareça de condição inferior. Lembra-te de que tu e ele estais irmanados pela identidade de origem e destino.

Se, entre ti e ele existe a diferença de um rio para um regato, não olvides que ambos brotaram do seio da mesma terra e ireis fundir-vos na imensidade do mesmo oceano.

Abstém-te de fazer alarde de tuas obras. Sê modesto, como convém aos espíritos verdadeiramente perfeitos. O homem de bem, assemelha-se à flor que, humildemente escondida na relva, odoriza com sua vida, o ambiente em que viceja.

Jamais te prendas ao agressor por um ato de vingança, senão por um impulso de perdão. Vingando, tu te escravizas à dor; perdoando tu te libertas dela. A vingança é filha do ódio, e o perdão é filho do Amor. E ódio está para o amor, como o inferno está para o céu.

Cultiva com carinho o teu espírito. Mas, não cuides simplesmente de ser culto, senão também de ser bom. A cultura poderá dar-te a glória dos homens, mas só a bondade, poderá conferir-te a glória de Deus.

Por que estranha incompreensão tu te queixas da dor que, ferindo-te, constrói teu glorioso porvir? Que te parece se o mármore informe e rude, se queixasse do escultor que nele plasmasse uma forma divina? Procura identificar a presença do bem no fundo de todas as coisas. Não há maior miséria do que ter olhos para ver somente miséria.

É compreensível que tu, ante o legado da vida, busques as flores e recuses os espinhos. Reflete, porém, que a ciência da felicidade, não consiste apenas  em colher flores, mas sobretudo, transformar em flores os espinhos que nos ferem.

(Texto de Pietro Ubaldi, formatado por  J. Meirelles)

Imagem pesquisada na web, havendo direitos autorais, favor nos avisar para darmos os devidos créditos ou a retirarmos do blog. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Obrigada!


Toques Iluminados e Amigos